Nascido em 1883 na Alemanha em um vilarejo chamado Monchengladbach, Joseph Hubertus Pilates foi uma criança doente que sofria de asma, raquitismo, bronquite e febre reumática.
Desde cedo ele decidiu contrariar a sua forma debilitada, buscando nas atividades físicas uma solução para vencer seus problemas. Ele utilizou yoga, mergulho, boxe, natação, esqui e conhecimentos de Fisiologia, Anatomia e Medicina Oriental. Até os movimentos animais não fugiram das suas observações.
Aos 32 anos Joseph mudou-se para a Inglaterra, onde se tornou boxeador profissional, e anos mais tarde ficou recluso no campo de concentração de Lancaster. Foi neste campo de concentração que Joseph aplicou o método, um programa de condicionamento baseado em exercícios que eram realizados no solo.
Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe (influenza) que vitimou outras pessoas de outros campos.
Pilates tornou-se enfermeiro e trabalhou na recuperação de feridos da guerra utilizando as molas das camas para a melhoria da condição física destes pacientes.
Neste momento Joseph notou que a execução dos exercícios com resistência causava maior eficiência na recuperação destes indivíduos, onde a recuperação do tônus muscular acontecia de forma mais rápida.
Aos 46 anos de idade, na ida para os Estados Unidos da América, Joseph conheceu então sua esposa Clara no navio, uma enfermeira que trabalhou posteriormente com ele em seu estúdio em Nova York, localizado na 8ª avenida junto ao New York City Ballet.
O seu método começou a ser praticado por importantes bailarinos que apresentavam lesões, sendo recuperados por Joseph Pilates. Logo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.
Sua primeira obra intitulada “Sua Saúde” foi publicada em 1934, cujo tema abordava saúde, qualidade de vida e a importância do exercício para a prevenção e reabilitação “cura” das patologias.
No ano de 1945 Joseph publicou sua segunda obra intitulada “O retorno à vida pela Contrologia” com coautoria de John Willian Miller explicando a denominação de Contrologia e o repertório de exercícios para aquisição de uma boa forma com baixo custo.
Joseph Pilates iniciou o desenvolvimento deste condicionamento corporal durante a primeira guerra mundial, e durante alguns anos aplicou melhorias e aperfeiçoamentos na técnica até o ano de 1967 onde existem registros de sua morte.
Dos 34 movimentos criados por Joseph Pilates no método original, deram origem a aproximadamente 500 variações com ou sem aparelhos, que possuem o mesmo intuito de fortalecer e alongar toda musculatura do corpo, melhorando a flexibilidade e a coordenação motora.
Tudo isso vai proporcionando relaxamento, conscientização corporal sem contar o constante trabalho respiratório e os cuidados com a correção da postura.
Terminada a guerra, e munido de resultados convincentes de seus experimentos, Joseph Pilates que estava refugiado na Ilha de Man (Inglaterra),retorna à Alemanha (Hamburgo) para aprimorar seus equipamentos e método com a ajuda de seu irmão Fred.
No período em que esteve em Hamburgo, Pilates conheceu o bailarino e coreógrafo Rudolph Von Laban Varalja, o qual lhe propôs um projeto de trabalho com o objetivo de buscar recursos para o aperfeiçoamento dos movimentos da dança clássica e de reabilitação para bailarinos.
A partir de então, Joseph Pilates viajou para Nova Iorque (EUA) para iniciar seu trabalho e estudos com bailarinos e artistas de todos os ramos. Diversos elementos da dança clássica e moderna contribuíram para a formatação do que viria a ser o método Pilates.
Mas, Joseph Pilates buscava muito mais do que aperfeiçoar a técnica da dança clássica e moderna: através de observações dos movimentos e estudos da anatomia do corpo humano, ele tinha uma noção clara das cadeias cinéticas e dos aspectos biomecânicos da organização psicomotora do ser humano.
É simplesmente impressionante o que os profissionais da enfermagem são capazes para melhorar a vida das pessoas e incrementar a arte do cuidar !!
Na Semana da Enfermagem, contar a incrível história deste enfermeiro obstinado, é a nossa homenagem aos que possuem o dom do cuidar !!
Instrumentadora de Plantão
Fontes:
- Blog do Pilates
- Canal do Pilates